Pressupostos pedagógicos e educativos Programa Teen STAR. Esta foi a temática do último dia do I Congresso Teen STAR Brasil. Com a presença da diretora nacional do programa Teen STAR Brasil, Fabiana Azambuja.
A conferência inicia-se com a apresentação de um vídeo com a música `Tocando em frente` de Almir Sater, como forma de resumo dos três dias de conferências já ocorridos, como explicará , a conferencista após a reprodução do vídeo, para os mais de 100 participantes, online, pela plataforma, que seguiam a conferência.
´Ando devagar, porque já tive pressa` – explica- `é um convite a cada um de nós, nesse tempo de pandemia: devagar, como nos trouxe no primeiro dia do Congresso a Dra Pilar Vigil, a necessidade de diminuir a auto exigência e aumentar a flexibilidade.
No segundo e terceiro dia do Congresso os participantes foram se adentrando no conhecimento da pessoa humana: `Conhecer as manhas e as manhãs” – explica – `manha´ o que nos lembra, criança, pára de manha, manhãs pensemos nos adolescentes que a cada dia acorda, em meio a seu despertar hormonal, a possibilidade, a novidade, e o que estamos propondo a eles?`
`É preciso Amor para poder pulsar, é preciso paz para poder Sorrir, é preciso a chuva para florir– explica para pulsar, para a consciência da importância que cada pessoa é , é preciso Amor; paz para sorrir, com o uso de máscaras, onde estão os nossos sorrisos? Aqui estamos lançando sementes para uma educação da pessoa a partir da sexualidade, mas para florir, precisamos além disso, de algo que não está em nós, da chuva.
`Cada um de nós compõem a sua história, cada um carrega o dom de ser capaz de ser feliz` – explica- a complexidade que é cada pessoa, um ser relacional que comporta uma história, aquilo que lhe foi dado, aquilo que é o seu entorno e suas experiências pessoais, mistério e complementariedade.
Com música faz um breve recorrido, do que foi dito, e apresenta aos participantes os pressupostos pedagógicos educativos do programa Teen STAR. Aponta que para o programa a educação é um meio e seu objetivo está na pessoa, sendo assim a primeira pergunta a se fazer é onde então ela se encontra; apoiado na compreensão personalista, o que implica por parte daqueles que se formam na pedagogia do programa: tempo,interação, disposição para atravessar crise e educar no e para o amor.
Ao encerrar deixou o convite do abandono de esteriótipos que buscam ideal e busca de ressonâncias entre o educador e o educando no processo educativo, e por fim , a colocar a tensão nos problemas que envolvem os relacionamentos com as crianças, os adolescente e jovens , mas manter o objetivo na pessoa e na relação que é estabelecida com eles. Como no exemplo do menino da construção, em que a tensão estava no perigo de estar brincando na construção, mas não no diálogo com ele, e talvez, por isso deu a todos os participantes a melhor aula sobre falar a verdade e não dizer mentiras. Como afirma Karol Wojtyla `só a liberdade que se submete à Verdade conduz a pessoa humana ao seu verdadeiro bem. Este elo essencial Verdade-Bem-Liberdade.`
Faça um comentário