Aspectos biopsicossocial da infância e da adolescência. Esta foi a temática do terceiro dia do I Congresso online Teen STAR Brasil. Com a presença da Ana Beatriz Biagioli Manoel Suzan , Fisioterapeuta, Mestre em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP.
Crescimento, desenvolvimento e maturação são processos complexos que levam, no ser humano, cerca de 20 anos antes de se completarem. O primeiro diz respeito a mudanças no tamanho do indivíduo, considerando o corpo como um todo ou partes dele; o segundo, a alterações nas funções orgânicas; e o terceiro, a variações na velocidade e no tempo em que o indivíduo atinge a maturidade biológica. Como mencionado por Tse et al, (1989), o crescimento, nos primeiros anos de vida, é grandemente dependente da nutrição; na idade pré-escolar, particularmente dependente da quantidade de hormônio de crescimento; e na puberdade, resultante da integração entre a ação do hormônio de crescimento e os esteroides sexuais.
A puberdade está marcada pelo abandono das formas infantis e de certa impotência ante as novas forças desconhecidas e estranhas. As características sexuais secundárias são as ligadas ao dimorfismo sexual externo, isto é, o desenvolvimento dos seios, pênis, pelos faciais, pelos pubianos e modificação da voz. Pode-se observar também a presença ou não de pelos axilares em ambos os sexos, a presença de pelos faciais, mudança de voz, volume dos testículos, menarca (primeira menstruação) nas meninas.
Faça um comentário