Encontro
Na forma de desenvolver os encontros, na realidade do acompanhamento e na ordem curricular do Programa Teen Star. Nestes três elementos se garante o respeito ao processo de desenvolvimento dos adolescentes.
Na forma de desenvolver encontros.
Os adolescentes têm problemas com os esquemas de comunicação unidirecionais. Quer dizer, um professor que tem clareza no assunto comunica ao aluno o que tem que fazer. O adulto parte de uma postura de segurança e o aluno escuta porque de alguma forma o adulto já tem claro o que o aluno tem que ser, como tem que viver. A educação personalista deixa as portas abertas não somente para o jovem reelaborar a sua vida, mas também para que o próprio adulto faça seu caminho pessoal.
O educador é o que garante o ambiente adequado para que o encontro se dê. Os encontros têm uma estrutura circular, onde o educador forma um elemento a mais do círculo, pois também ele tem que crescer e além disso exerce um rol que consiste em permitir o contato entre os jovens e a realidade de sua própria sexualidade.
Na função do rol está fora do círculo, permitindo o encontro. O educador é o que garante o ambiente adequado para que o encontro se dê. A realidade é a que educa o jovem, não o educador.
Na realidade do acompanhamento
Já falamos que a educação requer compartilhar a vida, a mútua interação. Além disso, diríamos que só educa o amor e esta é a palavra que recebe o jovem no acompanhamento pessoal.
Uma das chaves para se obter sucesso na educação é que o educador gaste a própria vida com a vida do jovem. Gastar significa compartilhar tempos e espaços. Vale à pena usar o verbo “gastar” (ainda que também possa se dizer aproveitar) no sentido que a relação é gratuita, não se espera recompensa e “parece” que o tempo vital se gasta. Passear com eles, comer com eles, compartilhar o transcendente.
No acompanhamento se dá o encontro um a um. E mesmo sem precisar dizer com palavras, nesta dedicação você diz sem falar: “Sua vida me interessa, você me interessa”. E ele se sente como alguém amado.
Criar este espaço de intimidade é altamente educativo.Se o adulto aceita o jovem como é, está facilitando que o jovem se aceite a si mesmo. O jovem passa a confiar nesta valorização do adulto.
O segredo do encontro não se pode contar a terceiros, nem aos pais, pois aí o jovem se abre totalmente sobre a sua própria realidade, porque se sente seguro, lhe permite assumir-se e adquirir sua própria identidade.
A ordenação curricular do Teen Star
O Teen Star parte do corpo do adolescente, isto é da realidade física que eles são. E o faz desde um componente intelectual importante, pois existem muitas coisas para conhecer e aprender. Por isso, a dimensão física-intelectual é a primeira. Logo se vê como isso afeta as relações sociais e como isso desperta muitos estados afetivos. Podemos concluir que a ordenação curricular do Programa se ajusta ao processo de conhecimento do jovem.
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