História

Como começou o Teen STAR?

Hanna Klaus (Fundadora da Teen Star)
Hanna Klaus (Fundadora da Teen Star)

Dizer como o Teen STAR começou é contar a história de pessoas, porque todas as histórias começam com uma pessoa que decide mudar o mundo, começando com seu mundo imediato. Se voltarmos ao começo, temos que falar sobre Hanna Klaus.

Hanna Klaus  é uma mulher européia, nascida em Viena com uma história familiar tremenda. Quando criança em sua família sofreu a dor dos campos de concentração e perda de muitos de seus parentes. Emigrou para os EUA e encontrou a fé católica no seio da família que a acolheu.

Em sua juventude, ela estudou medicina, formou-se como ginecologista e descobriu sua vocação dedicar a sua vida a serviço da Congregação das Irmãs Missionárias, “Irmãs Missionárias”. Paquistão era o seu destino, ali serviu por muitos anos como médica fundando um hospital, atendendo a todos os que vieram lá. Anos mais tarde, nos finais dos anos 70, ela foi convidada a retornar para os EUA.

Hanna, em seu retorno para os EUA e a Universidade como professora associada, ela conheceu muitos jovens que perderam ou nunca tinham encontrado o sentido de sua sexualidade e fertilidade. Jovens que não viviam de forma integrada as suas experiências e viviam com enfermidades na sua saúde reprodutiva. Hanna, em cooperação com P. Quay e Mary Lou Bryan, porque as coisas importantes são sempre na companhia de outros, acreditaram que poderiam ajudar estes jovens e decidiram oferecer suporte adequado para integrar a sua sexualidade e fertilidade. E foi assim, com estes jovens, com quem Hanna e os colegas de trabalho da Universidade trabalhavam, começou esta história e Hanna se tornou inconscientemente ou involuntariamente fundadora do Teen STAR.

Como Teen STAR deu um salto dos EUA para o mundo?

Pilar Vigil (Diretora Internacional Programa Teen STAR)
Pilar Vigil (Diretora Internacional Programa Teen STAR)

Teen STAR começou a crescer e crescer e mais e mais americanos jovens foram se inscrevendo no programa e os adultos se tornaram cada vez mais comprometidos com o programa para tornarem-se monitores.

Os anos passaram e Hanna sempre ciente de três coisas:

Eu já não tinha a energia ou a saúde de sua juventude.
O programa necessitava de mais mãos para espalhar-se pelo mundo.
Eu precisava de alguém para pegar o bastão como uma referência no mundo, para continuar com este grande projeto.
Assim entra em cena Pilar Vigil , uma outra pessoa muito importante para o Teen STAR.

Pilar Vigil é uma mulher nascida no Chile, esposa e mãe de quatro filhos, médica licenciada em obstetrícia e ginecologia , relacionada a vários projetos de investigação científica sobre a fertilidade.

Pilar tem trabalhado com Teen STAR desde 1993 é atualmente a Diretora Internacional Programa Teen STAR.

Teen STAR no Brasil

Pilar Vigil e Fabiana Azambuja (Diretora Nacional do Programa Teen STAR no Brasil)
Pilar Vigil e Fabiana Azambuja (Diretora Nacional do Programa Teen STAR no Brasil)

Pilar Vigil em outubro de 2011 vem ao Brasil e encontra-se com Fabiana Azambuja, casada, mãe de quatro filhos, educadora, pedagoga, missionária, graduada em Letras, pós graduada em Couseling-Aconselhamento, em Bioética e em Medicina da Fertilidade. Instrutora Nivel III, qualificada do autêntico Método de Ovulação Billings.

Em janeiro de 2012, Fabiana Azambuja faz o Seminário no Chile e volta para o Brasil, determinada a levar o Programa ao conhecimento dos brasileiros. Em 2013, ela realiza o I Seminário de Formação de Monitores Teen STAR, com a presença da Dra Pilar Vigil e outros integrantes do Teen STAR Chile, na Diocese de Santo Amaro- São Paulo. Inicia-se portanto o projeto de implementação do Programa Teen STAR no Brasil.

Em 2014, o Seminário acontece em Porto Alegre-RS, em 2015 , em Vargem Grande Paulista-SP, em 2015 em Igarassu-Recife e neste ano 2017, em Brasília. A média de participantes em cada Seminário é de 200 pessoas.

O Programa segue sua fase de implementação para que ele seja conhecido e já está sendo aplicado em algumas regiões do Brasil. Ao todo, atualmente, 40 monitores estão aplicando o programa para crianças e adolescentes.

Desde 2012, Fabiana Azambuja é a Diretora Nacional do Programa Teen STAR no Brasil.

Login to your account below

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.